Se você não sabe o que é o Moodle, é provável que você use essa palavra para uma espécie de macarrão feito em minutos (o popular prato do sul da Ásia). Infelizmente não é. Moodle é um acrônimo para Ambiente de Aprendizagem Dinâmica Modular Orientada a Objetivos (MOODLE), desenvolvido pelo educador e programador de computadores australiano Martin Dougiamas .

É o primeiro LMS ( Open Source Learning Management System ) lançado ao público em 2002. Desde então, o Moodle é a melhor alternativa para dezenas de softwares LMS comerciais. Atualmente, cerca de 100 milhões de educadores já usaram ou ainda usam essa plataforma.

Você pode ser um deles. Aqui estão algumas características / vantagens independentes do Moodle LMS para você considerar e usar o Moodle.

Software LMS altamente configurável

O Moodle Learning Management System (ou, Moodle LMS ) é um LMS altamente personalizável. Sendo um software de código aberto, o Moodle muda continuamente ano após ano, com melhorias excepcionais incorporadas nas versões mais recentes, de sua comunidade de desenvolvedores em todo o mundo.

Como os requisitos de aprendizado / treinamento e desenvolvimento mudam em relação aos objetivos da organização, o Moodle permite que você faça ajustes no software. Adicione os plugins, temas ou qualquer outra coisa Moodle necessária. Dessa forma, você obtém o LMS perfeito.

Além disso, a grande vantagem desse fato é que você paga pelo que recebe. Os outros LMSs são um software de eLearning completo. Ou seja, você pode encontrar muitos recursos que não pode usar, mas gasta mais dinheiro ao comprar esse LMS.

Foto descrevendo o alvo certo ao usar o LMS Moodle
Foto descrevendo o alvo certo ao usar o LMS Moodle

# Moodle fala PHP simples

Se o Moodle LMS é escrito em linguagem de programação PHP, qual é o benefício para você e para mim? Bem, o PHP é conhecido por sua fácil implantação e implementação. Isso significa que o idioma abre o caminho perfeito para infinitas capacidades e expansões de funcionalidade no futuro.

Portanto, a atualização contínua do Moodle na forma de suas versões é viável. Portanto, você não ficará para trás dos seus concorrentes quando se trata de alavancar a tecnologia para requisitos de aprendizado / treinamento e desenvolvimento.

Além disso, sua flexibilidade de rodar em qualquer plataforma, como Linux, Unix, Windows, macOS e até mesmo no recém-chegado Ubuntu, fez do PHP a escolha preferida para escrever o software Moodle LMS.

Em suma, escrever o software Moodle em PHP tornou o Moodle LMS independente de qualquer plataforma, assim como sua linguagem de software.

# Muitos Plugins!

As chances são de que nenhum outro LMS, exceto o Moodle, tenha esses muitos plugins. O diretório de plugins do Moodle nos diz que há cerca de 1601 plug-ins, e eles são baixados 366,6K vezes! ( As estatísticas são obtidas no momento da redação deste artigo ).

Esses complementos oferecem uma grande flexibilidade; sempre que quiser aprimorar seu LMS, você pode adicioná-los. Caso contrário, você pode descartar o mesmo. Não é uma coisa legal?

Além disso, alguns complementos para o Moodle estão disponíveis comercialmente. Os plugins como – Edwiser RemUI, H5P, Congrea, Poodll, LearnerScript , etc., para citar alguns, não são nada menos que excelência. Plugins como esses não apenas proporcionam uma vantagem sobre os outros LMSs, mas também o tornam um ótimo substituto.

# Comunidade de especialização global

No Jurassic Park de Spielberg, John Hammond, o milionário que arrenda uma ilha para construir o parque, exala em uma cena de pânico, “em quem mais posso confiar além do especialista em dinossauros (Dr. Alan Grant)”.

Confie nos especialistas!

Porque o Moodle possui uma forte rede de 88 parceiros (no momento da redação deste artigo) e centenas de milhões de usuários, desenvolvedores, administradores, professores etc. em todo o mundo. Nenhum outro LMS possui essa rede profissional comprometida, exceto o Moodle LMS. Além disso, o Moodle HQ realiza o MoodleMoots em todo o mundo para fortalecer a comunidade e discutir qualquer coisa sobre o Moodle.

# Flexibilidade do tipo avaliação

Antes de escrever este artigo, conheci um desenvolvedor experiente do Moodle e perguntei a ele, dizendo: “qual é uma grande vantagem do Moodle (em relação a outros LMSs) que você observou ao longo dos anos como desenvolvedor, que um cidadão comum não pode encontrá-lo no Google?”

“Testes”, ele respondeu. “Eles são o coração do Moodle LMS. Diferentemente dos outros LMSs disponíveis no mercado, o Moodle oferece uma variedade de tipos de avaliação: questionário, questionários, tarefas, pontos de acesso, avaliação de tipo de áudio e vídeo, etc. tudo por um custo gratuito. ”

“Tudo depende do tipo de avaliação que melhor se ajusta aos objetivos de P&D da sua organização e, além disso, se o aprendizado não é medido para o desenvolvimento, afinal de que serve o aprendizado”, continuou o humorista.

E a linha de fundo aqui, semelhante às palavras de Hal Elrod – The Miracle Morning guy , é esta: Aprenda, meça e cresça! O Moodle LMS simplesmente facilita essa abordagem para você.

# Ferramentas de análise de aprendizagem

Você deve se lembrar dessa famosa citação de Peter Drucker : “O que é medido é gerenciado”. Como mencionei no parágrafo acima, não adianta se o seu eLearning no Moodle não for medido e analisado para obter insights acionáveis ​​para melhorar seus resultados de aprendizagem . Essas idéias do Moodle desempenharão um papel construtivo e crucial para organizações e indivíduos, para traçar o curso da ação de aprendizado, respectivamente.

Com o objetivo de obter análises de aprendizado , você encontrará mais ou menos uma dúzia de ferramentas de análise e relatórios disponíveis para o Moodle LMS. Alguns deles, como o LearnerScript , pertencem à família Moodle.

# Sistema de feedback

O sistema de feedback no Moodle é parte integrante do LMS. Isso ajuda a entender como está o seu curso, formadores / professores, métodos pedagógicos, o que de outra forma não é possível saber.

O feedback no Moodle visa melhorar a qualidade dos esforços de pesquisa e desenvolvimento. Em outras palavras, ajuda a verificar o treinamento do tipo formalidade, que é apenas um fardo e diminui as chances de um melhor ROI da sua organização. Para avaliar se seu treinamento é produtivo ou não, vários tipos de perguntas, como múltipla escolha, respostas a ensaios e, como tal, formam o feedback no sistema.

Para saber mais sobre as vantagens do Moodle LMS e seus serviços, consulte-nos agora . Há muito mais reservado para você!

Por favor, siga e goste de nós:

Aproveitou este Site? Por favor, espalhe a palavra :)