Consultoria e Gestão de Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Virtual Learning Environment (VLE) é o espaço virtual em que o aluno a distância ou no apoio ao presencial encontrará seu material de estudo, além de ferramentas de interação com professores e colegas. É importante, portanto, que o usuário se sinta acolhido e bem informado sobre todos procedimentos para explorar esta plataforma.

Uma solução feita para você!

Nossa consultoria Moodle é flexível, e oferece soluções personalizadas para qualquer necessidade que você tenha com educação a distância.

Oferecemos uma gama de serviços desde a hospedagem até o lançamento de novos cursos.

Somos Especialistas em EAD

Moodle

Porquê implementar o Moodle como sua plataforma EAD.

O ensino à distância (EAD) vem se fortalecendo a cada ano que passa e hoje praticamente todas as instituições de ensino já possuem alguma oferta nesta modalidade, seja um curso totalmente online ou apenas uma parcela de um curso presencial ou semipresencial, transformando assim, as práticas de ensino comum, fazendo com que a educação esteja cada vez mais acessível.   

Com o ensino online não existe barreiras físicas ou geográficas e o aluno não precisa se restringir há nenhum horário, pois, a plataforma está a sua disposição 24 horas por dia, o que possibilita ao aluno cumprir suas tarefas no horário que tiver disponível. Essa característica despertou também o interesse das empresas, pois possibilita uma evolução na educação corporativa, tornando-a mais econômica, ágil e flexível, o que pode ser tratado como um diferencial competitivo.

Para usufruir desses benefícios, tanto as instituições de ensino como as empresas necessitam de uma plataforma que sustente o ambiente de ensino à distância, como o Moodle – principal solução Open Source para este segmento – pois se trata de uma plataforma altamente flexível,  que possibilita customizações, personalizações e integrações com outros serviços, de modo a se adequar a qualquer tipo de projeto e ainda conta os principais recursos tecnológicos exigidos para os dias atuais como: alta disponibilidade, escalabilidade, monitoramento e backup.

PLUGINS MOODLE

Auxiliamos você, selecionamos os melhores plugins para garantir a melhor experiência para o seu aluno

Instalação, customização e personalização de Módulos do Moodle.

Realizamos todo o processo de instalação e configurações iniciais na sua plataforma Moodle

HOSPEDAGEM MOODLE

Auxiliamos você a dimensionar e implantar a melhor hospedagem para sua plataforma Moodle

UX Design

Um Moodle bonito é possível! Esqueça temas sem graça e surpreenda seus alunos

Design Instrucional

Selecionamos os melhores plugins para garantir a melhor experiência para o seu aluno

SUPORTE MOODLE

Soluções econômicas para você ter sempre à disposição suporte técnico e pedagógico Moodle qualificado

Contrato de suporte

Contrato de suporte 8×5 ou 24×7 com regime de atendimento preventivo e/ou corretivo

HTML & CSS

Criação de Temas customizados para o Moodle para que o ambiente fique aderente à identidade visual da instituição.

INTEGRAÇÕES E MIGRAÇÕES

Auxiliamos você em todo o processo de migração, backup e integrações Moodle com outros sistemas

3 + 8 =

Moodle

O Moodle é um sistema LMS (Learning Management System) também conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) mundialmente consagrado e utilizado em 228 países. Possui uma das maiores bases de usuários do mundo com mais de 138 milhões de alunos matriculados em mais de 16 milhões de cursos. O sistema é extremamente robusto, suportando milhares de usuários em uma única instalação.

O Moodle permite personalizar, automatizar e administrar eventos de treinamento, fazendo a gestão do percurso do aluno acompanhando e monitorando seu desempenho. Também permite criar, distribuir e organizar conteúdos de um ou mais cursos (textos, atividades, animações, simulações, jogos, pesquisas, avaliações, fóruns e chats) disponibilizando ferramentas para a comunicação e interação entre as pessoas.

Hospedagem do Moodle

Hospedagem profissional de sites educacionais, gerenciados pelo Learning Manager Systems Moodle: software da categoria livre que gerencia eficaz e eficientemente ambientes de aprendizagem on line.

A  Hospedagem do Moodle  tem várias vantagens:

  • Acesso imediato, já com Moodle instalado e pronto para funcionar;
  • Não é preciso investir em instalações e equipamentos, podendo usar a estrutura já existente na empresa;
  • Não há necessidade de contratar profissionais da área de informática, tudo pode ser feito pelos próprios professores e coordenadores;
  • Não é necessário mudar nada no site da empresa, o Portal Moodle funciona em ambiente próprio, acessado por link;
  • Assistência e orientação on line;
  • Treinamento para o uso do Moodle.

Construa seu portfólio conosco!

CHECK-LIST BÁSICO:

    • Várias técnicas. Inclua cursos simples e também os animados. Vale tudo.
    • Olhares agradáveis. A aparência da página do portfólio faz uma impressão crucial: imagens elegantes e um layout inteligente ( um pouco de conhecimento em layout é bom na hora de desenvolver um portfólio)
    • Diversidade de conteúdos. Certifique-se de mostrar cursos versáteis de conteúdo, estilo, abordagem, ano de publicação,
    • Descrições claras. Mantenha sua lógica impecável, guie o espectador aos desafios e requisitos através da solução que você está apresentando.
    • Ferramentas / software empregados. Não se esqueça de mencionar as suas ferramentas de e-Learning utilizadas, LMS e software de autoria para dar ao portfólio um sabor profissional.
    • Funções e posições do projeto. Descreva as responsabilidades dentro de cada projeto.
    • Confidencialidade e IP. Certifique-se de que a exposição do seu trabalho não viola as políticas de confidencialidade de seus empregadores anteriores.
    • Proteja a sua própria propriedade intelectual de uso indevido: forneça screenshots ou links seguros em vez de arquivos originais.
    • Amostras de CV impresso. Complemente seu portfólio com exemplos de sua escrita. Isso pode ser scripts, artigos, publicações, etc.
    • Detalhes pessoais. Sua missão, interesses e passatempos são uma parte integrante de sua marca profissional.

    Fonte: Ibdin

Dicas uteis para seus Projetos

Você deve abordar:

SEU CONHECIMENTO: A sua compreensão dos modelos e teorias de Design Instrucional, bem como como a descrição de quais modelos você usa em seus projetos de cursos de eLearning. Em alguns casos, o entrevistador vai solicitar que você você explique sucintamente por que você escolheu um modelo específico e como ele atende aos objetivos de aprendizagem do curso em questão.

SUA MICROBIOGRAFIA: Fale de si mesmo como profissional, e o que diferencia você de outros profissionais. Evite páginas genéricas, como aquelas que incluem apenas um nome e um título. Dê as boas-vindas a seu portfolio do projeto instrucional e ofereça-lhes um vislumbre de sua experiência – que tal uma micro-biografia usando recursos animados? Uma ferramenta bacana: Prezi.

O VISUAL DO DOCUMENTO: O desenho visual do seu documento mostra, de cara, todas as suas habilidades no design gráfico e vão mostrar ao entrevistador o quanto você sabe utilizar as ferramentas de tecnologia moderna. Isso pode incluir opções de cores, integração de marca, layouts de página e o uso de imagens e gráficos para transmitir significados. Se você não entende de Design Gráfico procure conhecer aplicativos ou ferramentas de infográficos para ajuda-lo a montar seu documento.

PROCESSO DE TRABALHO: Você também deve ser capaz de mostrar que você é proficiente na escrita de roteiro de eLearning. Em particular, você deve mostrar que seu estilo de escrita pode se adaptar com base no assunto e análise do público-alvo. Inclua mínimo 5 e máximo 10 projetos EaD que demonstrem suas habilidades e pontos fortes. Dê a impressão de que você se afina bem com diversas ferramentas e plataformas.

HABILIDADES E RECONHECIMENTOS: Envolve a descrição de suas habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas, forma de se comunicar e gerenciar projetos. Liste todos os prêmios, publicações, entrevistas à imprensa e depoimentos de clientes que pertencem à sua carreira de Design Instrucional, prêmios, publicações, entrevistas à imprensa e depoimentos de clientes que pertencem à sua carreira de Design Instrucional.

SOBRE O CONSULTOR

Especialista em Gestão de EaD com mais de 10 anos de experiência com Moodle e EaD. Do planejamento até a implantação, passando por desenvolvimento de conteúdos e design instrucional, já atuei em grandes projetos. O seu pode ser o próximo!

Lázaro Sousa, Bacharel em sistemas da informação, Pós MBA em gestão de Projetos e Equipes E-learning, Mestrando de Tecnologias Emergentes na Educação.

FAQ

Consultoria em EAD

Consultoria em Educação a Distância (EAD) é um serviço personalizado com o que a Instituição contratante necessita. Envolve antes de tudo uma abordagem sobre o cenário da instituição em relação ao projeto de implantação. 

Nosso trabalho envolve tanto a parte técnica como a pedagógica e em todas as etapas do processo desde a concepção, elaboração e implementação do projeto. 

1. Planejamento

Esta etapa é a principal de todo o projeto, é quando o planejamento de ações futuras acontece. Se um projeto não é bem planejado a chance de dar errado é grande, e isso está relacionado com as diretrizes da instituição e seus objetivos. Neste momento deverá ser desenvolvida a documentação norteadora sobre o projeto dentro da Instituição, a criação de fluxo dos processos dos envolvidos, a equipe que atuará e a definição do cronograma associado ao fluxo de processo.

6. Avaliação dos resultados

Depois do lançamento do projeto, o momento é de avaliar tudo o que se passou e o que foi aprendido com isso. Quando um curso é lançado e o processo todo é avaliado, na maioria das vezes são necessárias mudanças. Estas podem estar relacionadas com, por exemplo, o material, a equipe, a entrega ou a mediação.  Após toda a equipe passar por este longo processo, adquiri-se experiência e todos começam a entender melhor a dinâmica do projeto, assim a mudança é natural. Nós estaremos auxiliando nesse processo de apontar o que pode ser melhorado e como, sempre visando a qualidade do projeto.

Todas estas etapas servem como forma de maturação da instituição e da equipe a partir de uma mudança de metodologia de ensino que é a educação a distância. Muitos acham que desenvolver um curso na modalidade presencial é o mesmo que desenvolver um curso na modalidade a distância, e esse é o primeiro erro. A consultoria, além de tudo isso, visa desvendar alguns mitos e aplicar a maneira mais correta possível para um projeto ter sucesso.

Caso a sua instituição esteja iniciando um projeto na Educação a Distância ou já iniciou e ainda não deslanchou, talvez você precise de uma consultoria. Estamos disponíveis para ajudá-lo, entre em contato conosco.  

2. Implantação

A fase de implantação é quando o projeto começa a sair do papel, nesta etapa deverá ser escolhido o ambiente virtual de aprendizagem, deve-se instalar e configurar a plataforma, organizá-la estruturalmente e prepará-la para os cursos que vão ser desenvolvidos.

3. Formação da equipe

Depois de definida a equipe que irá atuar no processo (Etapa de Planejamento), neste momento os profissionais devem ter uma formação em relação a metodologia de Educação a Distância e sobre o papel específico de cada um no processo como um todo.

4. Produção de Conteúdo

Este é o momento de produzir de conteúdo, a consultoria visa orientar os profissionais na elaboração dos conteúdos desde o planejamento até o material final.

5. Acompanhamento do processo de desenvolvimento de materiais e montagem

Depois do material ser concluído, faremos uma análise dos materiais produzidos e possível alterações para a modalidade EAD.

Neste momento iremos acompanhar junto à equipe a montagem dos materiais na plataforma. Isso envolve design, configuração das ferramentas na plataforma, substituição de ferramentas (caso necessário), testes e validação para o curso ser ofertado.

Pronto para começar?

Entre em contato ou crie uma conta

Aproveitou este Site? Por favor, espalhe a palavra :)