Você já ouviu falar sobre o quão realmente poderoso é o aprendizado baseado em vídeo? A aprendizagem baseada em vídeo é o conhecimento ou as habilidades adquiridas ao ser ensinado usando vídeos.

O vídeo é a forma mais eficaz e diferenciada de mídia no ambiente virtual de aprendizagem. Há uma grande quantidade de pesquisas que mostram que os alunos entendem mais e retêm informações com mais eficácia usando o vídeo.

3 Benefícios da Aprendizagem Baseada em Vídeo

  1. É rentável. Os vídeos podem ser criados usando simplesmente um dispositivo móvel ou uma câmera conectada ao seu computador. Fora isso, tudo o que você precisa é de um software de edição de vídeo e um microfone.
  2. Eles são fáceis de fazer. Devido à simplicidade dos componentes necessários e aos avanços da tecnologia, não leva muito tempo para criar um vídeo instrutivo.
  3. É fácil compartilhar vídeos. Há uma grande quantidade de plataformas de hospedagem disponíveis, nas quais você pode facilmente enviar e compartilhar seus vídeos com seus alunos. A maioria dos sistemas de gerenciamento de aprendizado permite que você incorpore diretamente os vídeos no seu curso de eLearning.

Por que a aprendizagem baseada em vídeo é tão poderosa no eLearning?

Existem várias razões pelas quais essa estratégia instrucional é uma tendência muito crescente no eLearning, incluindo:

  • Os símbolos visuais são a principal maneira pela qual as pessoas absorvem informações. Adicionar símbolos auditivos para fortalecer essa aquisição de conhecimento, levando o aluno a elaborar as informações.
  • A aprendizagem baseada em vídeo tem a capacidade de fornecer aos alunos os quatro principais fatores relacionados à motivação na aprendizagem (ARCS):
    • Atenção
    • Relevância
    • Confiança
    • Satisfação
  • Os vídeos são uma ferramenta de suporte poderosa, pois ajudam os alunos a visualizar processos por meio de imagens, gráficos e animações.
  • Os vídeos são divertidos, trazendo um toque de entretenimento ao aluno.
  • A aprendizagem baseada em vídeo fornece mais presença social e imediatismo do instrutor no eLearning. O uso de vídeos para a comunicação do aluno por meio de fóruns de discussão habilitados para vídeo e o fornecimento de feedback de avaliação levam a uma autoavaliação, reflexão, engajamento e melhor desempenho do aluno.

Aprendizagem baseada em vídeo nas melhores práticas de eLearning

Os vídeos podem ser usados ​​como ferramentas de ensino valiosas e eficazes quando implementados adequadamente em um curso de eLearning. Revise as seguintes dicas sobre práticas recomendadas: 

  1. O aprendizado é mais eficaz quando distribuído em blocos. Fornecer aos alunos pedaços menores de vídeos é extremamente significativo e eficaz para os alunos. No entanto, não há problema em fornecer aos alunos vídeos mais longos, quando necessário.
  2. Foi demonstrado que os alunos preferem multimídia que possibilita aprendizado ativo. Vídeos que estão em conformidade com o pensamento cognitivo com a aprendizagem de multimídia geralmente são mais atraentes e memoráveis, especialmente quando se trata de aprender informações e processos mais complexos.
  3. Os vídeos nem sempre precisam ser sérios. Variações na fala e / ou adição de piadas é uma ótima maneira de ajudar o aluno a se conectar melhor com o tópico.
  4. Abrace a imperfeição. É útil para instrutores de eLearning ou designers instrucionais entenderem os desafios tecnológicos na criação e compartilhamento de vídeos. Isso ajudará o instrutor a parecer mais humano.
  5. Escreva suas idéias com antecedência, forneça notas resumidas e evite vídeos regravados.
Por favor, siga e goste de nós:

Aproveitou este Site? Por favor, espalhe a palavra :)