Gosto de pessoas criativas, e quando estas resolvem criar soluções que impactam não devem ficar ocultas, hoje os méritos vai para Willian Mano Criador do thema Moove que está disponível gratuitamente no repositório do Moodle.

Willian Mano continua agregando valor no desenvolvimento do tema Moove, ele continua tentando atender às expectativas dos usuários, além de oferecer novas funcionalidades.

O mesmo assumiu um desafio sobre acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Diversos usuários após testar e revisar o Moodle e os temas gratuitos, chegaram à conclusão de que o tema Moove é o mais acessível e inclusivo.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre melhorias que poderiam ser feitas, bem como novos recursos. Nessa conversa, descobri que o bloco de acessibilidade do Moodle está desatualizado e até mesmo procurando um novo mantenedor. Willian Mano decidiu incorporar os recursos do plugin do bloco de acessibilidade do Moodle ao tema, além de adicionar mais alguns recursos.

Porque a acessibilidade é importante

 

Porque a acessibilidade é importante

No passado, tive a oportunidade de trabalhar com uma pessoa com deficiência visual e, na época, vi o quão importante é ter um site nos padrões acessíveis. Desde então, tenho tentado aplicar esses padrões, da melhor maneira possível, em todos os trabalhos que faço e no tema Moove encontrei as melhores opções.

Configurações de tema

Moove possui um botão de configurações

Configurações de tema

Agora, o tema do Moove possui um botão de configurações. Clicar neste botão exibe uma janela modal, onde o usuário pode configurar o tema. Nesta versão inicial, temos apenas 2 opções:

Janela modal de configurações de tema

Janela modal de configurações de tema

Janela modal de configurações de tema
  1. Tipo de fonte – atualmente, existem apenas opções para escolher entre a fonte padrão e a fonte OpenDyslexic. Esta é uma nova fonte de código aberto criada para aumentar a legibilidade dos leitores com dislexia.
  2. Ativar barra de ferramentas de acessibilidade – a barra possui opções para aumentar e diminuir o tamanho da fonte do site, e três tipos diferentes de contraste de texto podem ser escolhidos.

A barra de acessibilidade foi inspirada no bloco de acessibilidade, mas todo o javascript foi reescrito, além de como as folhas de estilo são exibidas.

O bloco de acessibilidade funciona apenas nos cursos em que está presente; portanto, você pode ter configurações diferentes (como tamanhos de fonte diferentes) para cursos diferentes, isso pode causar confusão para os usuários.

Quando ativada, a barra de acessibilidade é exibida na parte superior do site, como você pode ver abaixo.

barra de acessibilidade

Barra de ferramentas de acessibilidade

E na imagem abaixo, você pode ver o tema com a fonte OpenDyslexic em ação.

fonte OpenDyslexic em ação.

Tema com a fonte OpenDyslexic

Então, se você gostaria de ter instalado este Moove que é um tema do Moodle que torna os ambientes on-line mais limpos e intuitivos para alunos e educadoresSinta-se à vontade para me enviar um email: (lazarojcs @ gmail.com).

Links interessantes

 https://github.com/willianmano/moodle-theme_moove/blob/master/classes/api/accessibility.php

https://moodle.org/plugins/pluginversions.php?plugin=block_accessibility

 https://moodle.org/plugins/theme_moove

Fonte:https://medium.com/@theme_moove/moove-theme-2020-and-accessibility-d1b921ee7073

Por favor, siga e goste de nós:

Aproveitou este Site? Por favor, espalhe a palavra :)